Várzea Alegre-CE: Festa em louvor a São Raimundo Nonato termina nesta quarta-feira

30/08/2011 14:13
Demontier Tenório  

Milhares de fiéis têm participado todos os dias dos louvores e eventos sociais da festa de São Raimundo Nonato no município de Várzea Alegre. Trata-se de uma das mais tradicionais festividades religiosas do Ceará e apontada como a quarta em termos de movimentação. O período se constitui ainda no reencontro das famílias com a chegada de nativos residentes em outros lugares do país e até no exterior.



O Dia de São Raimundo é festejado pela Igreja em 31 de agosto e, em Várzea Alegre, é feriado pelo fato do santo ser padroeiro do município. È a terra natal do famoso Padre Vieira, o sacerdote do jumento, e do compositor de Luiz Gonzaga, Zé Clementino, que fez parcerias com o Rei do Baião. Os eventos começaram no último dia 21 de agosto com o carregamento do Pau da Bandeira. Para a noite desta terça-feira, as atrações serão Solteirões do Forró e Forró de Taipa no Parque Cívico São Raimundo.



A festa em honra do padroeiro antecede à emancipação política de Várzea Alegre. Segundo o jornalista Franze Souza, da TV Verdes Mares Cariri, que é filho daquela cidade, enquanto o município festejará 141 anos no dia 10 de outubro, os louvores a São Raimundo está completando 156 anos. A cidade fica situada entre as regiões do Cariri e Centro-Sul do Ceará e já são 10 dias de muita movimentação em Várzea Alegre famosa no Ceará pelo cultivo do arroz.



Para marcar o encerramento dos festejos, o Bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Pânico, estará nesta quarta-feira naquela cidade. Às 9 horas, ele vai presidir a concelebração da missa solene de encerramento na Igreja Matriz de São Raimundo que tem como pároco o padre José Mota Mendes. Um dos últimos atos será a Grande Caminhada com São Raimundo a partir das 17 horas pelas ruas de Várzea Alegre.
FONTE SITE MISERIA