![20111219075159](https://cratonoticias.files.wordpress.com/2011/12/20111219075159.jpg)
DN Foto: Normando Sóracles
A organização Não Governamental (ONG) Crato Verde, Fundação Verde Herbert Daniel, entidade privada ligada ao Partido Verde (PV) e Instituto Verde Vida estiveram reunidos no último sábado para, em um ato simbólico, abraçarem o canal do Rio Grangeiro, neste Município. Com o abração coletivo ao canal, o grupo manifestou suas indignações sobre a paralisação das obras do canal, que foi parcialmente destruído pela ação das fortes chuvas que caíram na cidade em janeiro.
Há aproximadamente 30 dias a reconstrução do cenário de desastre do canal não progride. De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem do Ceará (DER), o Governo do Estado irá iniciar, no próximo dia 20, o processo de licitação para a escolha da empresa que irá realizar a segunda etapa da obra. Logo após a efetivação do certame, as obras de reconstrução do canal serão retomadas.
Preocupação
A preocupação das instituições está relacionada à chegada da quadra invernosa que se aproxima. Há um grande temor de que o canal não suporte a força das águas e volte a ruir, prejudicando, principalmente as pessoas residentes ao entorno. Além dos comerciantes com lojas no Centro da cidade, que também foram atingidos quando houve a enchente no início do ano. Os moradores da área, também temerosos, apoiaram a iniciativa. Segundo o presidente da ONG Crato Verde, Tarcísio Mota, se houver uma nova catástrofe envolvendo o canal do Rio Grangeiro, o Estado será o responsável. "Não é justo que os cratenses passem novamente pelo que passaram, por falta de compromisso das autoridades. Queremos mostrar que há pouco tempo para que essa obra seja concluída, pois as chuvas já estão se aproximando. O governo tem que tomar uma atitude antes que seja tarde demais".
Para planejar ações que implementem projetos de preservação da natureza, as lideranças das instituições realizaram o I Seminário Sobre Políticas Sustentáveis Verdes nos Municípios Cearenses. O evento, realizado no Crato Tênis Clube, contou com a participação de defensores locais do meio ambiente e com a presença do presidente Nacional do Partido Verde (PV), José Luiz Penna, e do presidente estadual da sigla, Marcelo Silva.
A Chapada do Araripe, suas encostas, nascentes, fauna e flora, além do desenvolvimento sustentável das famílias da região foram alvo dos debates. Lideranças e sociedade cratense elaboraram um planejamento que pode auxiliar nas práticas de preservação ambiental, atualmente adotadas pelas instituições.